domingo, 25 de agosto de 2013

Programa de estudo e trabalho em 2014?

Antes de iniciar o assunto principal do texto, cabe explicar o que é o programa de estudo e trabalho no Canadá. Basicamente você estuda inglês por um período, que geralmente deve ser de no mínimo de 3 meses, e depois obtém a permissão de trabalho pelo mesmo tempo (não pode ser mais que a duração das aulas), ou seja, 12 semanas também.

Agora chegando ao ponto que interessa a todos: será que o programa de estudo e trabalho ainda será válido a partir do ano que vem? A resposta ainda não é oficial, mas informações de bastidores de escolas de idiomas o que circula é que chegará ao fim porque o governo canadense não dará mais Study Permit & Work Permit para cursos que não sejam de nível superior (estudantes de college e university vão ganhar automaticamente permissão de estudo + trabalho).

Programa de estudo e trabalho no Canadá

Mesmo que em 2014 esta modalidade de intercambio seja encerrada, ainda dá tempo de correr atrás e ingressar ainda em 2013. Se você já estiver cursando antes de janeiro do próximo ano, as mudanças não seriam aplicadas a você. Então se é estudo e trabalho que você quer, então corre!


Como funciona estudo e trabalho (study & work)

É um programa que alia o aprendizado ou geralmente aprimorar o seu nível de inglês (mais indicado para pessoas com nível intermediário) e a prática / experiência de trabalhar no Canadá, algo que valoriza consideravelmente qualquer currículo.

Dependendo do tempo que você ficar e da modalidade do programa de estudo e trabalho, você pode fazer estágio remunerado (ganha no mínimo 9 dólares canadenses a hora, assim como qualquer canadense, mas paga em média 12% de imposto do salário bruto - depende da província) ou voluntário. As vezes o custo do programa é recuperado, mas na maior parte das vezes apenas uma parte é conseguida de volta com seu rendimento.

E preste cuidado e atenção ao escolher agência de intercambio, porque muitas vezes te exploram arrumando estágios com "pagamento" míseros $100 semanais (também chamado de ajuda de custo). Por um valor tão baixo assim (considerando o quanto gastou na viagem e curso, além do salário médio canadense), é melhor ir direto no estágio não remunerado, conseguindo assim melhores vagas.

Os trabalhos voluntários costumam render melhores posições, mas claro que isso também deve ser aliado a um bom nível de inglês. Você deve valorizar a parte de estudar o idioma, é para isso que você está viajando ao Canadá. A escolha de não receber pode ser uma opção também para quem não está seguro quanto a sua fluência, pois vagas não remuneradas tem menos exigências.

Também influenciado pelo plano que você escolher, algumas escolas vão procurar uma vaga de trabalho durante o período para você. Mas claro que não há garantias de que você realmente seja contratado. Outra possibilidade é você mesmo buscar suas oportunidades e arrumar o emprego temporário.

Montreal, Vancouver ou Toronto são grandes cidades e cheias de oportunidades, no entanto, você também pode considerar cidades menores. Como há menos competitividade, se você tiver um bom currículo pode trabalhar no Canadá mais facilmente.


Regras e requisitos do programa de estudo e trabalho no Canadá

O futuro aluno deve ter a idade mínima de 18 anos (para alguns trabalhos é necessário ter 21). Não há exatamente um limite máximo, mas dificilmente alguém com 40 anos conseguiria o visto para este tipo de curso. O Canadá Fácil indica para este tipo de perfil um curso de nível superior (faculdade básica no college ou doutorado em university).

O seu nível de inglês na maioria dos casos é definido pela escola que você optar, mas o mais recomendado é que seja intermediário. Em qualquer caso, o foco é melhor sua fluência no idioma.

Para você conseguir seu visto canadense de Study Permit & Work Permit primeiro deve fazer a matricula, dependendo da escola é apenas uma entrada ou todo o valor do curso, para depois receber sua carta de aceitação. Somente depois será possível entrar com a papelada para receber a aprovação para entrada no Canadá. Lembre-se que você precisa de um passaporte brasileiro válido para no mínimo um ano.

A carga o horária do trabalho poderá ser no máximo do tempo que você estudava o inglês. Simplificando, se você estudou 6 horas por dia, você poder trabalhar o mesmo tempo após o término do curso (não durante, cabe esclarecer).

Não dá para estender o período de trabalho em seu visto. Porém, sempre existe a possibilidade de você ir muito bem em seu emprego temporário / estágio e seu chefe resolver te contratar em definitivo.

Neste caso seria necessário a empresa entrar com um processo provincial para tentar a sua contratação (primeiro eles teriam que entrar em contato com a imigração e provar que não existem cidadãos canadenses ou residentes permanentes aptos para a vaga), algo que iria demorar meses e provavelmente você teria que esperar no Brasil. Ainda assim, de o seu melhor no trabalho, é uma boa experiência para você e também pode render uma boa carta de recomendação.


O preço e outros custos

O preço do programa de estudo e trabalho depende da duração e da escola canadense de sua preferência. Há planos para todos os gostos e bolsos, cabendo a sua escolha definir o quanto você pode pagar. Porém, para um período de um semestre (6 meses) a média de custo é de 8 mil dólares canadenses (incluindo matrícula, mensalidades, materiais).

A moradia vivendo numa homestay (você mora num quarto de uma casa de família) por mês é aproximadamente CA$ 700, geralmente incluindo duas refeições caseiras. Já um seguro saúde (plano médico) é de $60 mensais.

O preço da passagem de avião depende muito do período que você vai, se tem milhas acumuladas, paradas (se for nos Estados Unidos, precisa de visto de transito americano, mas sai mais barato assim). Mas para deixar um preço médio a passagem de ida e volta incluídas para Vancouver fica entre 800 e mil dólares americanos pela Air Canada, que primeiro tem conexão em Toronto.

Recorde-se que sempre aparecem gastos imprevistos, como remédio para gripe (principalmente se você for no inverno e não estiver acostumado com o frio), casacos reforçados (os vendidos no Brasil não são suficientes), presentes para levar para a família e amigos no Brasil, refeições extras, etc.


Melhores cidades para determinadas áreas de atuação

Claro que independente da cidade que você opte por fazer seu programa de estudo + trabalho, será bom como experiência profissional e para melhorar seu inglês. Porém, se você escolher a melhor cidade para sua área de trabalho as chances de uma vaga melhor qualificada aumentam.

Se você trabalha em TI, o ideal é procurar por Toronto, na província de Ontário. Nesta região há maior capital girando e é sede de muitas empresas da informática.

Já se o seu desejo é adquirir experiência em turismo, Vancouver, Colúmbia Britânica (British Columbia), é mais indicado. Por ter um clima mais ameno o ano inteiro, além dos excelentes pontos turisticos e de lazer, a cidade atrai pessoas de todo o mundo e próprio Canadá, claro.

Atualizado: foi confirmado o fim do programa de estudo e trabalho a partir de 1 de julho de 2014.

5 comentários:

  1. Gostei muito desta ideia e na verdade era o que estava procurando, poderia me indicar alguma escola em Montreal que tem este programa para oferecer?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana tudo bem??
    Parece que o programa de estudo e trabalho foi realmente suspenso neh?
    Pelo que vi a partir de 01/junho/14 eles já não emitirão esse visto para escolas de idiomas. é isso mesmo?

    parabéns pelo blog e grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no dia 1 de junho acaba esta modalidade. Mas teve mudanças positivas para quem pensa em imigrar através dos estudos ;)

      Excluir
  3. Respostas
    1. http://canadafacilvisto.blogspot.com.br/2014/02/imigrar-depois-de-cursar-faculdade-canadense.html

      Excluir