sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Problemas e o lado ruim

Tão importante como falar das partes boas, é comentar do lado ruim do Canadá e seus problemas. O objetivo deste blog não é iludir ninguém, tanto que não há nenhuma ligação com agências ou escola que nos faça ter "rabo preso" e omitir certas coisas.

Claro que, como não poderia deixar de ser, este texto tem uma visão bem pessoal das coisas e também de onde moro, que é em Vancouver, cidade da província de British Columbia (Colúmbia Britânica). Talvez o que eu acho ruim no Canadá, seja algo que você aprecie e goste. Ainda assim, é bom ter uma visão clara que o país não é o paraíso na Terra, mas está longe de ser ruim.


Neve e frio

É inegável que este seja o fator mais pensado pelos brasileiros na hora de imigrar, vir estudar numa escola ou universidade canadense ou somente a turismo. Sim, é muito frio e ponto.

A temperatura baixa do Canadá influência em muitas coisas do dia a dia, até mesmo no funcionamento de seu organismo. Como mulher, detesto o efeito da pele ficar ressecada devido ao clima e é preciso sempre se hidratar, tanto ingerindo líquido como usando cremes.

A neve acaba sendo um caso a parte. A temperatura em si pode ser contornada com os aquecimentos e sistemas de calefação, mas a neve é algo que não dá para fugir. É algo bonito de se ver apenas nos primeiros dias e a turismo, mas depois começa a atrapalhar.

Dirigir na neve é triste, para não dizer outra coisa. O outono está chegando e já preciso trocar os benditos pneus, porque sem os apropriados de inverno é um perigo para você e os demais motoristas. Outra coisa chata é precisar tirar a neve de cima do carro caso tenha ficado em um local sem cobertura, usando uma escovinha para tirar não apenas dos vidros, mas até do teto.

O uso de sal para derreter a neve também faz estrago nas latarias dos carros, tanto que este é um dos motivos do Canadá ter uma frota tão nova em comparação ao Brasil (claro que há muito mais facilidades em adquirir um novo). As bainhas das calças também não vão ser perdoadas.

Saúde e médicos - lado negativo

É fato que a saúde publica canadense é superior ao SUS brasileiro, algo que não precisa de muito esforço. Porém, está longe de ser mil maravilhas e perfeito. Começando pela ideia de "médico da família", você precisa ir nele para depois poder passar por especialistas.

No papel parece legal, mas na prática nem tanto. Apesar do que o nome indica, de familiar não tem tanto e as consultas são rápidas demais, não deixando as vezes tempo de explanar o que você possa estar sentindo. Claro que não é preciso fazer "sala de estar" no consultório, mas também "2 minutos" é complicado para se tratar de uma pessoa.

Felizmente eu nunca precisei de um exame mais especifico, no entanto, já ouvi relatos de pessoas que iriam precisar de meses para fazer X exame (tomografia, por exemplo). Ainda há o cumulo de pessoas que precisaram ir para outros países para ter um tratamento mais rápido, algo muito importante no caso de câncer.

O tempo de espera no hospital também não é o ideal, deixando você plantada esperando. Está longe da dinâmica que particularmente tive no Brasil através de rede privada. Lembrando que isto é baseado nas minhas experiências e talvez isso possa ser diferentes em outras regiões do Canadá ou com pessoas em dias melhores.

E nem preciso comentar a debandada de médicos para os EUA, onde recebem maiores salários, e também o problema dos profissionais estrangeiros de validar seu diploma por aqui.

Dependência dos Estados Unidos

É inegável que se hoje o Canadá é um país rico, isso se deve em grande parte ao seu poderoso vizinho do sul. Porém, o governo canadense e a cultura da população também tem seus méritos, porque basta ver outro país que tem fronteira com os Estados Unidos (México) e ver como ele está.

Mas ao mesmo tempo que sua localização é uma vantagem, acabou sendo uma muleta. O Canadá é muito dependente dos EUA, tanto na economia como nos esportes. Sinto um sentimento de irmão menor, sem independência de fato.

Muitas ligas são misturadas com as americanas, isso chega a incomodar um pouco. Poderia haver um pouco mais de sentimento de patriotismo (nas grandes cidades, no interior ainda há), mas não chega ser de fato um problema.

Imigração

Engraçado um tópico como esse, logo eu que imigrei e tenho um blog para comentar isso. Acredito que algumas regras no processo tenham que ser alteradas, principalmente no quesito skilled worker. O que adianta aceitar uma pessoa formada, mas se o diploma não vale de nada? Há muita dificuldade desnecessária na hora de validação.

Outra coisa que me incomoda, mas não por culpa do governo canadense, é que muito imigrantes fazem 'subcidades' como de seu país de origem. Ficar isolados não é uma coisa que acho muito bacana, não é assim que se faz um país multicultural.

Espero que seja algo que mude com o tempo, havendo interação e intercâmbio de culturas (principalmente no quesito maior número de banhos, por favor!). Afinal, um dia São Paulo teve os bairros Liberdade só de japoneses e Mooca de italianos, mas com o tempo as coisas foram mudando, ainda há esperança.

Impostos e taxas

Bem, como 99% dos leitores deste blog são brasileiros, é um tópico apenas para constar. O Canadá ainda é melhor que o Brasil neste quesito, mas ainda assim os impostos são altos por aqui. Ao menos você vê o dinheiro ser empregado melhor e a cobrança é transparente (você sabe o quanto está pagando). Ainda assim, é um dinheiro que sai da sua conta.


Comentários gerais e avisos

Há ainda os problemas que a humanidade em geral enfrenta, como o uso de substâncias ilegais (que nem o prefeito de Toronto escapou). Aqui em Vancouver há uma área que digamos não tenha as caras mais amistosas e não é muito legal de passar às 23h, mesmo tendo policiais a paisana. Porém, com certeza, está muito longe de ser uma Cracolândia.

Construção de madeira em caso de apartamento, casa germinada (colada uma na outra) ou até basement tem um lado ruim: acústica. É muito fácil pequenos barulhos incomodarem os vizinhos, principalmente quem tem crianças pequenas.

E a dificuldade que um imigrante enfrenta não dá para colocar na lista, isso é algo que se enfrenta em qualquer lugar do mundo. Até começar a criar amizades, networking (Q.I. - Quem te Indica), experiência de trabalho no país e aprender as diferenças entre Brasil e Canadá demora um tempinho.

Este texto não tem a intenção de atacar o Canadá, a nação que gentilmente abriu suas fronteiras para me receber e a tantos imigrantes de diversas nacionalidades, mas de fazer mostrar como há prós e contras. Se ainda recomendo imigrar? Com certeza, não existe país perfeito e o Brasil está longe de chegar ao nível da realidade canadense em diversos aspectos.

Para fazer um melhor balanço entre os lados negativos e positivos, recomendo também a leitura do seguinte texto: Vale apenas imigrar e morar no Canadá? Descubra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário